Saiba como instalar seu Conversor Digital

//Saiba como instalar seu Conversor Digital

Saiba como instalar seu Conversor Digital

Desde seu surgimento, na década de 50, a televisão revolucionou a comunicação. Inicialmente acessível somente às classes mais altas, foi se popularizando e ganhou lugar de destaque nos lares brasileiros alcançando quase 100% de presença atualmente.

De início a transmissão era em preto e branco e com poucas opções de canais. Os anos foram passando e a TV se aprimorou. A era digital trouxe consigo uma série de inovações. Uma das novidades mais aguardadas foi a popularização da imagem em alta resolução, sem chiados e interferências, que a TV Digital finalmente tornou possível.

No entanto, ainda não são todos os lares que contam com essa tecnologia tão esperada. Segundo cronograma divulgado pelo Governo, a expectativa é que até o final deste ano todas as cidades brasileiras façam a transição do analógico para o digital.

Alguns terão que se adaptar à nova realidade para captar o sinal digital, mas quem possui aparelhos modernos (comprados nos últimos três anos) não precisa se preocupar. Esses modelos já têm o conversor digital instalado e não sofrerão mudanças quando a localidade a qual está inserido aderir ao novo sinal. No caso dos televisores antigos, para captar o sinal digital será necessário um conversor (cujo nome técnico é set-top box) , que é responsável por transformar o sinal analógico em digital. O conversor separa o sinal enviado pela emissora em pacotes de dados, que são divididos em vídeo, áudio e dados.

Se você não quiser ficar de fora dessa tecnologia, primeiramente será necessário descobrir o modelo de seu aparelho televisor e depois basta seguir as dicas abaixo. Preste atenção no guia que preparamos sobre instalação de conversor digital e aproveite as vantagens de assistir televisão com a mais nova tecnologia.

PASSO-A- PASSO PARA A INSTALAÇÃO

– Será necessário ter uma antena de instalação interna ou externa (de preferência UHF ou uma antena combinada UHF+VHF). É importante que a antena, se no caso for externa, esteja apontada para o transmissor do sinal digital (observe o posicionamento das outras antenas perto de você, elas provavelmente já estão posicionadas na direção correta). O cabo coaxial deve fazer a ligação da antena com o televisor (portanto seu cumprimento deve atender a essa distância).

– Também precisará de um conversor. Lembre-se de que o conversor é um aparelho eletrônico com outro qualquer e, como tal, precisa de cuidados no manuseio. Geralmente os conversores digitais são bi-volts  (funcionam nas energias de 110V – 220V), mas, de qualquer forma, confira se a voltagem do aparelho é a mesma do local de instalação.

– TVs de LED, Plasma e LCD (mais modernas) usam cabo HDMI. Se a TV for de tubo (mais antiga), o cabo a ser utilizado é o RCA.

– Com antena e fios conectados você só precisa ligar a TV e sintonizar os canais automaticamente. Se você notar que alguns canais deveriam ser recebidos, mas não foram sintonizados imediatamente durante a varredura automática, você pode inseri-los utilizando o menu na tela para ajustar a antena até que os canais da sua preferência apareçam.

– Depois disso, é só curtir sua programação preferida aproveitando os benefícios da TV Digital!

By |2019-01-23T19:39:01+00:0027/09/2017|Antenas|0 Comentários

Deixar Um Comentário