Antena Interna ou Externa? Veja qual antena escolher para a sua casa

//Antena Interna ou Externa? Veja qual antena escolher para a sua casa

Antena Interna ou Externa? Veja qual antena escolher para a sua casa

Interna e externa: as vantagens de cada antena para a sua residência

Poucas coisas são tão atrativas quanto assistir ao nosso programa favorito no conforto do lar. É neste ponto onde as preocupações e o cotidiano ficam de lado, podendo aproveitar o máximo do nosso descanso. Mas, para que isso seja maximizado, precisamos de uma televisão com qualidade de imagem e áudio. Por isso se faz tão importante escolher a antena certa: é ela quem ajudará a dar mais vida ao que assistimos cotidianamente. Para uma experiência otimizada como esta muitas pessoas se perguntam: qual antena escolher? Interna ou externa? É isto que vamos analisar.

Vantagens da antena interna

A antena interna é aquela que fica próxima ao aparelho. Apresentadas em modelos pequenos, geralmente são encontradas com duas hastes metálicas e um receptor de sinal no meio. Uma de suas principais vantagens é a instalação: plugada na entrada para TV (os modelos atuais seguem o mesmo padrão, o que facilita para o usuário), ela capta o sinal analógico e pode ser modulada para um melhor resultado.

Outro benefício deste tipo de antena é seu preço: em relação à externa, a interna é muito mais barata. São três tipos de frequência captadas pelo aparelho: UHF, VHF e FM. A principal dica para quem quer usar uma antena interna é saber sua posição em relação a torre de transmissão. Isto se dá porque em terrenos irregulares a frequência chega mais baixa e poderá causar uma queda na qualidade da imagem e do som.

Benefícios da antena externa

Mesmo sendo um modelo mais caro, a antena externa oferece inúmeras possibilidades em relação a interna. A principal delas é a captação do sinal: direcionado diretamente para o satélite, permite muito mais qualidade na imagem e no som. Seu custo é maior, mas, de acordo com o perfil do espectador, poderá oferecer mais funções.

Geralmente grande, as antenas externas precisam de cabos que levem o sinal até seu televisor. Também ficam expostas as ações do tempo, como chuvas e ventos, mas uma antena de qualidade pode durar anos. Os principais sinais captados são o UHF e VHF. Além da qualidade audiovisual, a antena externa apresenta outra vantagem sobre a interna: capta sinais mesmo em locais distantes, sendo a melhor opção para quem mora na área rural.

Qual antena escolher?

A escolha do tipo ideal de antena depende do perfil do telespectador. Se falarmos do preço, a interna é muito mais atrativa que a externa, pois seus valores podem ser 90% menores em relação a antena instalada fora de casa. Outra vantagem do captador de sinal que fica dentro da sua residência é a praticidade: é fácil instalar, desinstalar e trocar uma antena interna.

Para quem quer qualidade em imagem e som, deverá optar por modelos que captem o sinal de forma externa. Esta é o principal fator deste tipo de captador em relação ao interno, pois é maior e capta o sinal muito mais limpo. Também permite uma amplitude maior de canais, oferecendo mais entretenimento para você. Por fim, com o sistema de cabeamento integrado, poderá levar o sinal para diversas residências, permitindo que fique mais barato instalar este tipo de antena.

Com o conhecimento sobre as duas antenas ficará a seu critério escolher o melhor modelo, principalmente na captação de sinal. Se você verificar que seus vizinhos optaram por colocar suas antenas no telhado, isso mostra que a antena externa é a melhor opção – não por preferência, mas necessidade de captar o sinal. Caso não haja isso na vizinhança, então a melhor opção poderá ser a interna. Como dito, tudo depende do seu perfil e isso fará com que sua experiência seja a melhor possível.

By |2019-01-23T19:38:42-03:0011/10/2017|Antenas|0 Comentários

Deixar Um Comentário