A Brasforma por trás da evolução da TV

//A Brasforma por trás da evolução da TV

A Brasforma por trás da evolução da TV

As novas gerações talvez não consigam perceber, mas qualquer pessoa que nasceu até a década de 1990 lembra como eram as televisões antes da tecnologia LCD. Desde então, a indústria investiu na evolução das TV’s e andou a largos passos até chegar aos modelos leves, compactos e multimídia que o mercado oferece atualmente.

Das enormes caixas de tubo até os últimos modelos de LED, muita coisa mudou. No lugar do móvel robusto para sustentação vieram os fixados de parede, quase invisíveis e que por vezes ainda permitem a mobilidade do aparelho. O espaço das antenas foi liberado para objetos de decoração, e modelos de antena mais potentes foram para o telhado de casas e edifícios.

Conheça um pouco mais sobre a história da televisão e descubra como a Brasforma reinventou-se diversas vezes para atender as necessidades do mercado brasileiro e estrangeiro, estando sempre à frente das tecnologias modernas com suportes CRT, depois modelos LCD, até os recentes suportes para TV LED.

Como tudo começou: o início do desenvolvimento tecnológico

A televisão é uma das invenções que mais impactou o desenvolvimento da sociedade do século XX. Por meio dela, o mundo tornou-se conectado e as pessoas rapidamente começaram a entender que eventos ocorridos em outros lugares do mundo afetavam a sua rotina.

Além disso, a transmissão televisiva promoveu integração cultural com a exibição de filmes, novelas e clipes de música. Também quase acabou com guerras, quando a opinião pública dos Estados Unidos, chocada com as imagens ao vivo do conflito no Vietnã, saiu às ruas para protestar e pedir paz.

Tudo isso ocorreu com modelos robustos de aparelhos televisivos. A chamada TV de tubo dominou o mercado mundial até meados da década de 1990, e a caixa “quadradona” com botões e geralmente antena em cima era um elemento comum nas residências das famílias.

Apesar de melhorias significativas na qualidade da imagem e no design dos aparelhos, o princípio de funcionamento com tubos de raios catódicos manteve-se o mesmo por muitos anos.

Como a Brasforma foi fundada em 1987 no bairro paulistano de Água Rasa, inicialmente dedicava-se à produção de suportes para esse modelo de TV, fabricados em aço e revestidos com pintura eletrostática. Em 1989, a empresa lançou também os suportes Brasforma para TV e videocassete acoplado, em uma época na qual as locadoras de vídeo eram um agito nos finais de semana.

Evolução a passos largos: como a tecnologia transformou o mercado de TVs

Na década de 1990 surgiram duas novas tecnologias para substituir os tubos de raios catódicos, chamadas de LCD (sigla em inglês para o termo Monitor de Cristal Líquido) e Plasma. Nessa época, após décadas de melhorias da TV de tubo, a indústria estava bastante interessada em melhorar a qualidade das imagens, reduzir o tamanho dos aparelhos e desenvolver a tela plana.

No entanto, devido ao elevado valor de venda dos novos modelos, levou praticamente uma década até que eles se popularizassem no Brasil. Já as TVs de LED, que dominam as preferências de consumo atualmente, surgiram apenas em 2004 com a Qualia 005 da Sony e chegaram ao país em meados de 2010. Agora, a mais recente batalha pelo mercado nacional está sendo travada entre a finíssima OLED e a imagem mais próxima da realidade da QLED.

Percebendo a evolução das TV’s e a popularização do plasma e LCD no Brasil, a Brasforma começou a investir em novos projetos. Em 2006, criou uma linha completa de suportes para atender as necessidades dos clientes em diversos ambientes do lar e a produção inclui suportes TV LCD, suportes TV LED e suportes Smart TV.

By |2017-08-15T14:20:49+00:0015/08/2017|Sem categoria|0 Comentários

Deixar Um Comentário