Como o sinal de TV será afetado com a chegada do sinal 5G

A corrida para a implantação do sinal de 5G já começou, e para que isso ocorra o mais rápido possível o governo editou um decreto que facilita a instalação de antenas de celular para ampliação de redes. O novo sinal permite navegação até 100 vezes mais veloz que o 4G, porém para que isso seja possível será necessária a instalação de aproximadamente até 10 vezes mais antenas que as já disponíveis hoje em dia.*

A maior utilização do sinal 5G, além dos inúmeros benefícios que terá (carros autônomos e a possibilidade de cirurgias à distância por exemplo) também trará alguns problemas, como a possível interferência no sinal digital de TV. Isso se dá devido ao fato de que a maioria das antenas digitais possuem em grande parte dipolos a mais que captam o sinal 5G, porém que não são necessários para transmissão dos canais digitais.

Como solução para esse tipo de problema, a Brasforma criou a linha de antenas LTE. Composta por 3 tamanhos diferentes: LTE-1014V (pequena distância da torre de transmissão), LTE-2017V (média distância) e LTE-3218V (longa distância), as antenas trazem qualidade de sinal superior e evitam esse tipo de interferência, além de serem mais compactas que as convencionais.

Essa família de antenas possui elementos adequados à faixa de sinal digital HD, com melhor performance, garantia da melhor qualidade de som e imagem, e rejeição dos sinais 4G e 5G acima de 700 Mhz.

 

 

 

*Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2020/09/bolsonaro-resolve-impasse-para-instalacao-de-antenas-e-da-largada-para-leilao-do-5g.shtml