Outubro Rosa: A Conscientização sobre o Câncer de Mama

O Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. A campanha em outubro proporciona maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento para o câncer.

O INCA (Instituto Nacional de Câncer), participa do movimento desde 2010, promovendo eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, além de produzir materiais e outros recursos educativos relacionados ao câncer de mama. Durante todo o mês, diversas instituições também abordam o tema, para encorajarem mulheres a realizarem seus exames e em alguns casos até disponibilizam profissionais para suas colaboradoras realizarem os exames. Iniciativas como essas são fundamentais para a prevenção. Vale enfatizar que os cuidados com as mamas devem ocorrer durante o ano inteiro, para aumentar as chances da detecção precoce do câncer.

A mamografia é imprescindível, sendo o principal método para o rastreamento da doença. Diagnosticar o câncer precocemente aumenta significantemente as chances de cura, 95% dos casos identificados em estágio inicial têm possibilidade de cura. Mulheres com histórico familiar de câncer, devem realizar a mamografia anualmente, a partir dos 35 anos. Já as mulheres sem histórico na família, devem começar a realizar a mamografia a partir dos 40 anos.

Conheça o seu corpo, faça o autoexame em frente ao espelho tocando em toda a área da mama. O autoexame deve ser feito uma vez por mês, depois do período menstrual. Dessa forma, você vai conseguir detectar qualquer alteração bem no início. Se achar algo diferente, procure seu médico.

 

Clique aqui e leia outras matérias de nosso Blog

Siga-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro das principais novidades:
Facebook / Instagram / Twitter / YouTube