Saiba mais sobre cabos HDMI

//Saiba mais sobre cabos HDMI

Saiba mais sobre cabos HDMI

Entenda tudo sobre cabos HDMI!

Você certamente tem cabos HDMI em alguns dispositivos de sua casa. Seja ele um computador, um videogame ou até mesmo um aparelho de BluRay. Este equipamento se tornou extremamente importante em nosso cotidiano, e é o responsável por realizar a transmissão de imagens e sons em alta definição para a sua TV.

Com toda essa importância, é bom saber também um pouco mais sobre a história desse dispositivo e sua evolução ao longo do tempo. Por isso, trazemos para você neste artigo uma comparação entre a tecnologia HDMI e outros cabos, além de estabelecer um paralelo entre os cabos HDMI 1.4 e 2.0, os mais usados hoje em dia pelos dispositivos de sua casa.

A diferença do HDMI em relação a outras tecnologias

A sigla HDMI significa High Definition Multimedia Interface – Interface Multimídia de Alta Definição. A principal diferença da tecnologia HDMI para as demais utilizadas anteriormente na transmissão de áudio e vídeo para a sua TV ou monitor está na lógica de funcionamento: enquanto o HDMI é digital, as demais (AV, Componente, Coaxial, S-Vídeo, etc) são todas analógicas. Mas o que isso quer dizer?

A tecnologia HDMI transmite à sua TV informações em bits (informações binárias representadas por 0 ou 1), bilhões delas, que acabam sendo codificadas pelo sistema de processamento da TV ou monitor, para se converterem em som e imagem de alta definição. Os principais benefícios desse funcionamento são: maior capacidade de transmissão de dados (o que permite alta resolução) e exatidão na exibição de imagens e reprodução de sons, sem fantasmas ou chiados.

Tecnologias analógicas não transmitiam bits em seus cabos. Mas sim, pulsos elétricos que funcionam como uma espécie de “trilha” para a leitura do equipamento de imagem e som, tal qual um vinil magnético. Com isso, a quantidade de informações era muito menor (menos cores, menos detalhes) e, além disso, o sistema era muito mais frágil a defeitos e imprecisões.

HDMI 1.4 e HDMI 2.0

Os cabos HDMI também evoluíram desde o seu lançamento em 2002, ainda na versão 1.0. Gradativamente, foram sendo implementadas melhorias na quantidade de bits (imagens) que poderiam ser transmitidas pelo cabo. Foram acrescidos também mais canais de áudio, para oferecer um som cada vez melhor ao usuário. Confira as principais características do HDMI 1.4 e do 2.0:

HDMI 1.4: lançado em 2009, esse cabo tomou conta do mercado. Mas hoje em dia já está sendo superado pelo 2.0, que falaremos na sequência. A grande característica do HDMI 1.4 foi suportar imagens com resolução 4K (4.096 x 2.160 pixels). Uma resolução acima de 1080p que todos estávamos acostumados anteriormente.

HDMI 2.0: Este cabo está gradativamente tomando conta do mercado. É o utilizado pelos consoles de videogames de última geração. Ele permite a transmissão de dados em 4K, mas em 60 quadros por segundo (60 FPS). O ideal para uma experiência ótima em filmes, esportes e jogos. Além disso, a taxa de transmissão de dados saltou de aprox. 10 Gbps (Gigabits por segundo) para 18 Gbps no HDMI 2.0, e pulou de 8 para 32 canais de som.

A Brasforma está lançando o seu cabo HDMI 2.0 com alta qualidade, excelência em som e imagem, durabilidade e praticidade. Conheça nossa linha completa e escolha o seu Cabo HDMI ideal!

By |2017-11-22T07:31:01+00:0022/11/2017|Sem categoria|0 Comentários

Deixar Um Comentário