TV com conversor digital: quais aparelhos possuem o conversor embutido?

//TV com conversor digital: quais aparelhos possuem o conversor embutido?

TV com conversor digital: quais aparelhos possuem o conversor embutido?

TV com Conversor Digital (Imagem)

TV com conversor digital: quais aparelhos possuem o conversor embutido?

Se você ainda não tem sinal digital na sua casa, em breve terá. Ele está chegando à todos os cantos do Brasil e a expectativa é que a transição completa ocorra até 2023, ou seja, que o sinal analógico já esteja desligado em 1,3 mil cidades. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), ele só é desligado quando o sinal digital atinge mais de 93% das residências de um município. Portanto, se você ainda não sabe quais aparelhos podem receber o novo sinal, e se já possuem conversor integrado ou não, a gente te ajuda a identificar!

Um show de imagem e som

A diferença entre os sinais é muito perceptível. Com o sinal digital, a imagem fica mais nítida, a qualidade de som melhora e não há a interferência ou ruídos na transmissão.

Além disso, o desligamento do sinal analógico vai permitir a expansão do sinal 4G em todo o país, já que deixará de utilizar a faixa de 700Mhz. Na prática, a internet ficará mais rápida e o sinal será muito melhor em ambientes fechados.

Desvendando o aparelho de TV

O primeiro passo para descobrir se uma TV tem o conversor digital é procurar se ela possui o selo “DTV”. Se possuir, com certeza é digital. Se você não achar esse selo, mas o aparelho for de LED, LDC ou plasma e foi fabricado após o ano de 2010, provavelmente seja digital.

A TV tem mais chances de não possuir o conversor embutido se foi fabricada antes de 2010. Já se o aparelho for de tubo, independentemente do ano de fabricação, certamente não é digital.

Porém, para ter certeza, você pode consultar o manual de instruções, contatar o fabricante ou então acessar o DTV, site oficial da TV digital brasileira. Através dele, é possível consultar uma lista de aparelhos que possuem o conversor embutido.

É importante lembrar que neste período de transição, alguns canais ainda estão fazendo a migração para o sinal digital. Por isso, é recomendado fazer uma busca de canais regularmente na TV. Basta acessar as configurações do aparelho, através do controle remoto.

O aparelho não é digital, e agora?

Se a TV não for digital, não é preciso trocar de aparelho. Para receber o novo sinal, basta ter um conversor digital e uma antena UHF. Com esse kit, até mesmo as TVs mais antigas de tubo podem receber o sinal digital.

Mas fique atento a alguns cuidados na hora da compra. Tanto a antena quanto o conversor, precisam atender a requisitos técnicos, legais e normativos. Por exemplo, a linha de antenas Sinal foi criada em 2016, e todos os produtos passam por testes e inspeções que garantem segurança e durabilidade.

Acessando o link você encontra diversas opções de antenas e conversores. Além disso, você terá acesso a um manual com instruções com um passo a passo de como fazer a correta instalação de antenas. É a garantia de que você não terá problemas para ter acesso ao novo sinal digital.

By |2019-01-23T19:38:16-03:0018/01/2018|Antenas|0 Comentários

Deixar Um Comentário